Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021 @ 07:30

O Rádio Hoje | Na França, quase 8 milhões de pessoas ouvem rádio todos os dias por meio de dispositivos digitais

São Paulo - Diariamente, rádio é escutado por mais de 40 milhões de franceses. Audiência via FM/AM corresponde a mais de 84% do total

Publicidade

Durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, o tudoradio.com publicou uma série de reportagens que mostram o desempenho positivo em audiência do rádio no continente europeu. E esse quadro persiste na reta final do ano passado nos principais mercados. Segundo a Médiamétrie, o rádio é escutado diariamente por cerca de 41 milhões de franceses. E a parcela da audiência concentrada em dispositivos digitais avançou em mais de 700 mil em apenas 1 ano. Acompanhe:

Segundo o levantamento da Médiamétrie, relacionado aos meses de setembro e outubro de 2020, 14,4% da população ouve rádio por meio de um dispositivo digital, como smartphones, computadores e smart-speakers (caixas de som com inteligência artificial). Ou seja, 7,8 milhões de ouvintes diários estão conectados via streaming às suas emissoras preferidas, número que está em forte crescimento em um ano (cerca de 750 mil ouvintes a mais).

Veja também:
> Paris Radio Show é reagendada para 2022 e evento programado para 2021 será 100% virtual
> Menos é mais: Rádio tem o menor declínio entre os principais meios e aponta retomada na França

No total, são quase 41 milhões de franceses ouvindo rádio diariamente (público com 13 anos ou mais). No share entre a divisão dos formatos, 84,6% ouvem pelo dial FM/AM tradicional, seja através de receptores em suas casas, como portáteis e também em automóveis. No mesmo período de 2019, esse volume era de 86%. Já por dispositivos digitais, do total da audiência, 15,4% usam esses dispositivos.


Divisão entre dispositivos on e offline / Fonte: Médiamétrie - 126.000 Radio / Global Radio - setembro-outubro 2020 

A pandemia do novo coronavírus, que alterou o comportamento diário da população francesa, pode ter acelerado o crescimento da audiência de rádio através de dispositivos digitais, assim como foi observado em outros mercados. 

E a Médiamétrie detalha o consumo de rádio por dispositivo digital: 8,1% ouvem rádio em smartphones (4,4 milhões de franceses), 2,7% por computadores/laptops (1.4 milhão), 1,7% via smartTVs (948 mil), 1,6% em smart-speakers (879 mil) e 1% em tablets (559 mil franceses).

Ainda segundo a Médiamétrie, o tempo de escuta geral dos franceses é de 2h10 em média por dia e por ouvinte. Já o computador é o meio digital em que se ouve mais rádio (2h41 em média por dia e por ouvinte), sendo 53 minutos a mais do que por meio de smartphones (1h48).


Dispositivos digitais usados para se ouvir rádio na França / Fonte: Médiamétrie - 126.000 Radio / Global Radio - setembro-outubro 2020 

A França é um importante mercado de rádio no continente europeu, mas que não tem o seu processo de digitalização do dial acelerado. É terra de rádios famosas como as musicais NRJ, RTL2, Skyrock, Virgin Radio, Chérie, Nostalgie, entre outras, mas Paris destina um grande volume de audiência para rádios de notícias e conteúdo falado, como RFI, RTL, Europe 1, France Inter, entre outras. Muitas delas registraram recordes de audiência durante a pandemia, como a musical RTL2 FM.

O rádio na Europa:
> Com credibilidade e audiência em alta na Europa, rádio é o meio que melhor lida com a crise da covid-19
> Rádio mostra recuperação econômica na Alemanha e é a única mídia com índice positivo
> WorldDAB 2020 destaca os avanços do rádio digital e projeta próximos passos
> Alexa conta com anúncios interativos de rádio na Inglaterra

Tags: Rádio, audiência, desempenho, pesquisa, Online, offline, França, Europa

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.