Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 @ 07:06

Levantamento: Brasil começa o mês de abril com 1.060 rádios migrantes AM-FM ativas no dial FM

São Paulo - Última entrada ocorreu em São Luís, através da Rádio Timbira, que estreia oficialmente nesta terça-feira (9)

Publicidade

O Brasil inicia a primeira quinzena de abril com 1.060 emissoras originárias da faixa AM que já estão ativas na faixa FM. A informação é baseada nos dados do levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as emissoras migrantes AM-FM já em operação. Para se ter uma ideia da evolução do processo em 2024, o país contava com 1.030 estações nessas condições na última semana de 2023, e a marca de 1 mil foi alcançada em outubro passado. Ou seja, o ritmo médio é de 30 novas migrantes AM-FM ativas no FM a cada três meses. Vale destacar que o levantamento feito pelo portal só registra as estações originadas na faixa AM cujas áreas de cobertura em FM são conhecidas.

A migrante AM-FM mais recente no levantamento realizado pelo tudoradio.com é a Rádio Timbira FM 95.5 de São Luís, capital do Maranhão. Ela foi percebida ativa neste sábado (6) e tem sua estreia oficial em FM marcada para esta terça-feira (9). A emissora é uma das rádios mais tradicionais da faixa AM na região Nordeste do país, sendo um veículo de comunicação público, ligado ao governo do estado maranhense. Originalmente, a estação operava em AM 1290.

Também chama atenção o tamanho da migração AM-FM no território paulista. De acordo com o levantamento, o estado de São Paulo conta com 158 emissoras que se encaixam nessa classificação de rádios originadas no AM que já estão ativas no dial FM. E por lá o ritmo acelerou nos últimos meses, seja no surgimento de novas migrantes, seja na consolidação de alguns projetos. Foi destaque recente o desempenho de audiência da Classic Pan FM 76.7 em São Paulo e também o surgimento iminente da Rádio Record FM 77.1, originada da tradicional AM 1000.

São Paulo também está chamando atenção pela movimentação de acordos que estão realocando algumas emissoras migrantes AM-FM que já estavam no eFM (FM estendido, 76.1 FM a 87.3 FM) para o FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso foi percebido, por exemplo, na Grande São Paulo através da Apollo FM 98.1 de Santa Isabel (que no momento está inativa e antes operava em 83.1 FM) e no processo das emissoras migrantes AM-FM de Ribeirão Preto.

Voltando ao número de migrantes AM-FM ativas no dial, o Rio Grande do Sul está a uma rádio de atingir a marca centenária de emissoras nessa condição, de AMs ativas em FM. Assim que ocorrer a próxima migração AM-FM em território gaúcho, o estado se junta a São Paulo (158), Paraná (136) e Minas Gerais (117). Estados como Santa Catarina (96), Ceará (51), Bahia (50), Mato Grosso (46), Mato Grosso do Sul (42), e Goiás (40) também contam com números relevantes. Consulte a lista completa [aqui] ou acesse https://tudoradio.com/migracaoamfm.

O processo de migração AM-FM deve se intensificar nos próximos meses. Ontem (8) o tudoradio.com noticiou mais uma leva de termos aditivos de várias estações, ou seja, movimentação essa que vai encaminhando novas autorizações no FM para as emissoras vindas da faixa AM.


Modelo de rádio FM com faixa estendida, esta que tem sido usada por migrantes AM-FM, em veículo da marca Lexus / crédito: tudoradio.com

A migração do AM para o FM + eFM

Entre a assinatura do decreto 8.139, em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013 (Dia do Radialista), até a autorização da primeira migrante AM-FM ir ao ar em FM, transcorreram mais de dois anos. Este processo culminou em 18 de março de 2016 com a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (anteriormente em AM 1310, migrou para FM 97.9, e atualmente opera em FM 105.1).

O eFM, conhecido como FM estendido, que abriu a faixa de FM entre 76.1 FM e 87.3 FM, surgiu como solução para acomodar as migrantes AM-FM em regiões onde a ocupação do FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) estava saturada. Muitas estações que planejavam migrar para o eFM encontraram espaço na faixa convencional após acordos de redução de potência, acelerando o processo em alguns casos e retardando em outros.

Em 2014, a indústria de rádio realizou o primeiro teste em FM estendido, com a transmissão da então Jovem Pan AM 620 em São Paulo, operando por um ano em 84.7 FM. Apesar de não terem sido identificadas interferências nos canais 5 e 6 de TV analógica, o FM estendido só começou a ser usado em 7 de maio de 2021, após a digitalização da TV. Naquele momento, 9 estações eFM foram ativadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, incluindo migrantes AM-FM e novas FMs públicas da EBC. A exigência da presença em eFM para receptores produzidos no Brasil foi estabelecida em 2017.

O AM vai acabar? Saiba sobre -> Rádio AM seguirá ativo no Brasil em 2024

O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 1.060 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM.

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Veja também:
> Brasil fecha 2023 com a marca de 1.030 migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Brasil alcança a marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM, segundo levantamento do tudoradio.com
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Levantamento: Brasil tem 36 estações em FM estendido; a maioria está em São Paulo
> Levantamento: Massa FM é a rede com mais migrantes AM-FM; Jovem Pan, Rádio Mix FM e CBN também se destacam
> Levantamento: Brasil tem 946 migrantes AM-FM ativas em FM; São Paulo e Sul concentram os maiores números
> Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

 

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: rádio, eFM, São Paulo, faixa estendida, migração AM-FM, levantamento, dials

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.