Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Abril de 2023 @ 07:29

Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM

São Paulo - Evento contará com estação de rádio especial em FM digital, sintonizada na 96.3 FM HD2. Xperi divulga estudo sobre consumo de rádio em veículos

Publicidade

Com início marcado para este sábado (15), o NAB Show 2023 já desperta a curiosidade do mercado com iniciativas inusitadas. A programação do evento confirma uma estação de rádio dedicada aos participantes da feira e do congresso, além do lançamento de uma campanha em defesa do Rádio AM, cuja viabilidade a longo prazo é discutida nos Estados Unidos. Entre os expositores, alguns anunciam o lançamento de novos receptores automotivos digitais e dados sobre o consumo de rádio nos veículos. Acompanhe:

Para celebrar os "100 anos de inovação" do NAB Show, a Xperi anunciou um lançamento "extraordinário" para o setor automotivo. A empresa é especializada em rádios digitais e trabalha com a base DTS AutoStage. Esse novo modelo de rádio híbrido combina dados de internet (metadados e streaming), áudio em FM analógico e FM digital (no caso, HD Radio, tecnologia utilizada nos Estados Unidos).

+ Principais eventos e painéis do NAB Show 2023 para a indústria do rádio: um guia especial do tudoradio.com

A empresa reforçou a posição atual do rádio nos automóveis por meio de um levantamento divulgado recentemente. Pesquisas com mais de 2.900 proprietários e locatários de carros nos EUA mostram que o rádio segue como principal opção de entretenimento para música, sendo considerado "essencial" para a experiência de condução pela maioria dos usuários, de acordo com a Xperi.

O rádio AM/FM também é o meio predominante para obter a segunda opção de entretenimento mais popular nos veículos: notícias e informações locais, ressalta o desenvolvedor da HD Radio. A Xperi ainda afirma que o rádio AM/FM "supera de longe" o rádio via satélite e o Apple CarPlay, com 72% dos entrevistados usando rádio AM/FM, ante 14% que utilizam o Apple CarPlay.

No evento, a Xperi apresentará soluções como "Rádio HD: O sistema de rádio digital AM e FM com maior cobertura e sucesso no mundo! DTS AutoStage: A plataforma global de rádio híbrida conectada com informações e entretenimento de última geração! RAPID: O middleware que permite às estações de rádio oferecer a suas audiências e anunciantes uma experiência multissensorial incomparável! AIM RADIO: Aplicativos móveis premium para interagir e atrair mais audiências!", conforme anunciado.

Estação digital em FM para congressistas e expositores

A MaxxRadio, na 96.3 FM HD2, já está no ar desde a última segunda-feira (10) e permanecerá operacional até o final do NAB Show 2023. "A MaxxRadio será uma estação de serviço completo com foco específico na indústria de rádio durante a convenção", anunciou a MaxxKonnect. "A programação incluirá notícias e atualizações dos fabricantes e da indústria, bem como informações sobre produtos."

De acordo com a mídia especializada local, o grupo MaxxKonnect está se unindo aos portais RadioInsight, Radio World, Beasley Media Group e SurferNetwork na criação da estação, que está no ar em streaming desde o dia 1º de abril e já pode ser ouvida no dial FM em Las Vegas na Beasley 96.3 KKLZ-HD2 desde 10 de abril e durante todo o evento.

Durante o evento, a MaxxRadio transmitirá a partir do estande da MaxxKonnect no West Hall, W2849. A empresa convida todos os interessados em contribuir com conteúdo relevante gratuitamente a enviar um e-mail.

Portal da NAB em defesa ao AM


Infográfico que reforça os atributos favoráveis ao AM / Crédito: NAB

Diante das incertezas sobre a sobrevivência a longo prazo da faixa de transmissão AM nos EUA, a NAB (Associação Nacional de Radiodifusores) lançou uma campanha para ressaltar a importância do rádio AM nos automóveis. Destacando o papel da faixa em "notícias, engajamento comunitário, entretenimento e informações essenciais de segurança pública", a associação iniciou a campanha de defesa do AM.

A campanha conta com um site que incentiva a participação popular e oferece novas ferramentas para as emissoras destacarem a importância do rádio AM. O site encoraja os visitantes a contatarem seus representantes no Congresso sobre o assunto. O site apresenta um infográfico sobre o rádio AM e seus benefícios.

A NAB pede a todas as estações de rádio que lembrem aos ouvintes o que torna o rádio AM único. Ela observa que alguns fabricantes de automóveis estão retirando o rádio AM de alguns modelos e quer compartilhar as implicações graves dessa decisão.

Entre os funcionários públicos preocupados com a remoção do rádio AM nos carros estão ex-administradores da FEMA, o Comissário da FCC Nathan Simington, o Senador Ed Markey e o Representante Josh Gottheimer. E o presidente e CEO da NAB, Curtis LeGeyt, afirma que os fabricantes de automóveis estão adotando medidas de redução de custos em detrimento das habilidades de comunicação de emergência da nação.

+ Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023

Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura pré-evento:
> Principais eventos e painéis do NAB Show 2023 para a indústria do rádio: um guia especial do tudoradio.com
> Presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, vai participar da abertura do NAB Show
> AESP e SET realizam evento no NAB Show 2023 para discutir o futuro do rádio e da TV
> ABERT realiza almoço para empresários do setor de radiodifusão no NAB Show 2023, nos Estados Unidos
> NAB Show 2023 em Las Vegas: Líderes do rádio debatem tendências e futuro da radiodifusão
> Broadcast District: NAB Show 2023 terá amplo espaço exclusivo para o rádio e a TV
> Portal tudoradio.com confirma cobertura presencial do NAB Show 2023
> NAB Show 2023 já conta com mais de mil expositores cadastrados
> Associações divulgam pacotes para caravanas e comitivas brasileiras no NAB Show 2023

Tags: NAB Show 2023, rádio, AM, FM, rádio digital, MaxxRadio, Xperi, indústria automotiva, HD Radio, DTS AutoStage, campanha pró-AM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.