Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2016 @ 08:04

Retrospectiva 2016 | Região Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo)

Rio de Janeiro – Rio e Vitória viram várias mudanças em seus dials em 2016. Belo Horizonte viu a audiência FM cravar recordes

Publicidade
Última matéria de 2016 no tudoradio.com! E vamos fechar o ano com o encerramento de nossa retrospectiva. Hoje (30) nós vamos relembrar o que mudou em alguns mercados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. E o ano foi agitado, principalmente para os dials FMs de Vitória e da capital fluminense, com estreias e encerramentos de projetos tradicionais. Já na capital mineira, o rádio FM esteve em alta, com várias estações registrando números expressivos de audiência. 
 
 
Mudanças nos dials
 
O ano já começou agitado no Rio de Janeiro, com janeiro sendo o primeiro mês pós a mudança ocorrida em 103.7 FM (em dezembro de 2015 a Nativa FM foi substituída pela Antena 1). E, ainda no primeiro semestre, a novata Top Rio FM 104.5 (que havia iniciado a sua trajetória no dial carioca no ano passado), encerrou as suas operações e cedeu espaço no dial para a estreia da atual Fanática FM. Os dois projetos contam com uma linha de programação popular/hits.
 
Já no segundo semestre deste ano, o Rio de Janeiro acompanhou mais uma mudança significativa: a Rádio Cidade FM 102.9 teve a sua trajetória interrompida novamente no Rio de Janeiro, encerrando as suas operações no final de julho. A segunda passagem da Cidade FM durou cerca de dois anos e a estação foi substituída pela atual Rádio Mania FM 102.9, fato que providenciou o retorno da marca popular ao dial carioca (estava ausente desde 2003, quando ocupou o canal 95.7 FM da atual SulAmérica Paradiso). E, logo após a saída da Cidade, o Grande Rio viu o surgimento da Rock FM 105.7.
 
E o Rio fechou o ano com mais uma novidade: na semana passada o mercado carioca viu o retorno da Kiss FM 91.9, emissora que conta com cobertura de sinal local em toda a região metropolitana da capital fluminense. Detalhe: a reestreia da Kiss FM ocorre junto com a informação extra-oficial sobre a presença da Rede Musical de São Paulo (responsável pela 91.9 FM) na operação administrativa da tradicional Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280.
 
Vitória também viu mudanças importantes na configuração de seu dial FM. A CBN foi deslocada de 93.5 FM para 92.5 FM, interrompendo uma longa trajetória da Antena 1 no Espírito Santo. Os dois canais são controlados pela Rede Gazeta, que passou a abrigar a Rede Aleluia em 93.5 FM (rede que nos últimos anos ocupou a 90.1 FM e deixou o canal para a estreia da BandNews FM em Vitória). Todas essas mudanças foram percebidas pelos capixabas a partir do mês de maio.
 
Já em Belo Horizonte foram duas mudanças: a Super FM teve o seu canal deslocado de 90.1 FM para 90.3 FM, devido a uma promoção na classe de operação da FM, além de ter o seu projeto artístico alterado (mas segue de perfil religioso). Porém a mudança mais significativa no dial mineiro ocorreu na faixa AM: em dezembro a Rádio Globo AM 1150 teve a sua operação encerrada, canal que passou a repetir a programação da CBN FM 106.1.
 
A capital mineira também acompanhou o novo formato do projeto da 102.9 FM, que voltou a adotar CDL FM como destaque em seu nome fantasia. Já os arredores da Grande Belo Horizonte ainda contaram com o novo projeto da 93 FM 93.5 (sediada em Matozinhos).
 
Migração AM-FM
 
O processo de migração AM-FM também movimentou a região, com destaque para o interior de Minas Gerais. Em Uberlândia o mercado local viu a estreia da Jovem Pan News FM 90.9, emissora originada em 780 AM (conhecida pela sua trajetória como Rádio Educadora). E na vizinha Uberaba houve a estreia da Sete Colinas FM 101.7, conclusão do processo de migração AM-FM da 1120 AM. Vale lembrar que a 98.1 FM (atual 98 FM) deixou o nome fantasia “Sete Colinas FM” em 2015 prevendo a mudança da Sete Colinas AM 1120 para a faixa FM (as duas estações pertencem ao mesmo grupo).
 
A migração também possibilitou o surgimento da Difusora Prime FM 97.5, primeira emissora de perfil adulto-contemporâneo na região de Formiga (MG). Já em Volta Redonda o mercado local acompanhou o surgimento da Vibe 89 FM 89.3, também fruto do processo de migração AM-FM.
 
Audiências
 
O ano foi positivo para os mercados de Belo Horizonte e do Rio quando o assunto é audiência FM. A capital mineira registrou recordes na média de ouvintes no universo FM, além de uma intensa disputa pela liderança geral em períodos importantes da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, “briga” travada pelas emissoras Rádio Itatiaia FM 95.7 (líder geral no 05h-00h/todos os dias e locais) e BHFM 102.1. 
 
Já no Rio, a Rádio Melodia FM 97.5 avançou, fato que a consolidou na liderança geral da audiência FM na capital e região metropolitana, além do posto de FM de maior volume de audiência do país (média de ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias e locais). Também são destaques os recordes de audiência de emissoras como JB FM 99.9 (líder no segmento adulto-contemporâneo e presente no “top 3” carioca), Super Rádio Tupi FM 96.5 e Rádio Globo FM 98.1.
 
Em Vitória o ano é encerrado com a manutenção da liderança geral por parte da FM Super (sintonizada em 94.1 FM e 94.5 FM), rádio que esta isolada nessa condição. Também chama a atenção o acirramento da disputa pela vice-liderança geral no 05h-00h/todos os dias e locais, situação travada pelas rádios Litoral FM 102.3 e Tropical FM 103.7.
 
 
Ah, e a nossa redação voltará ao ritmo normal a partir da próxima segunda-feira (2) e seguiremos assim ao longo de todo o ano de 2017, acompanhando de perto o que acontece com o meio rádio. Porém, entre hoje e domingo, as áreas de Rádios ao vivo e Dials FM/AM seguirão sem interrupções nas atualizações. Acompanhe!
Tags: Retrospectiva 2016, migração AM-FM, audiência, FM, AM, especial, Sudeste

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.