Terça-Feira, 06 de Maio de 2025 @ 06:50
São Paulo - Número é relacionado às emissoras que estão aptas para ir do AM para o FM e foram captadas ativas em seus novos canais de FM
O tudoradio.com segue registrando a evolução do processo de migração das rádios AMs para o dial FM no Brasil. Até o fechamento deste texto, eram 1.154 emissoras ativas no dial FM cuja origem é a operação em ondas médias. O levantamento feito diariamente pelo tudoradio.com considera apenas rádios que foram captadas em FM e estão aptas para fazer esse tipo de operação. Desde 2024, têm chamado a atenção do mercado as alterações feitas em canais de rádios que estavam em eFM (FM estendido) e mudaram para a chamada “faixa convencional” (de 88.1 FM a 107.9 FM). Também foram destaques nos últimos dias o avanço da migração AM-FM no interior paulista e a ativação de novas migrantes em Salvador e Curitiba. Siga:
O estado de São Paulo, que hoje conta com o maior número de migrantes AM-FM ativas no dial FM, viu o processo de migração evoluir nos últimos dias, com emissoras surgindo em FM convencional e também no estendido. Neste final de semana, foi percebido o início da transmissão experimental da Rádio Piratininga FM 104.3 de São João da Boa Vista, migrante originada em AM 970. Antes, no final de abril, foram ao ar as emissoras Rádio Luzes da Ribalta FM 80.7, cuja origem é a AM 1360 de Santa Bárbara d’Oeste, e também a Rádio Cacique FM 81.3 de Capivari, vinda da AM 1550. Ao todo, São Paulo conta com 181 emissoras migrantes AM-FM ativas em FM.
Em relação aos maiores mercados, destaque para as movimentações recentes vistas em Salvador e também em Curitiba. Na capital baiana, foi constatado o início da operação da antiga Rádio Metrópole AM 1290, que passou a operar em FM 88.3. A transmissão, segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, é experimental e não há projeto ou nome fantasia definidos. A novidade marca a segunda estação migrante AM-FM da capital baiana a operar no FM convencional, sendo que a primeira foi a Rádio Excelsior FM 106.7 em dezembro passado. Já a Grande Salvador conta com outras migrantes AM-FM na faixa.
Já em Curitiba, o dial FM local está movimentado devido a duas emissoras tradicionais na cidade. No final de abril, houve o lançamento da Rádio Difusora FM 101.9 do Grupo SIRA, estação que há décadas operou em AM 590. Já esta semana marca a ida definitiva ao ar da Rádio Banda B FM 89.7, emissora originada em AM 550, que foi uma das migrantes AM-FM pioneiras na faixa estendida em 2021, ao operar em 79.3 FM, mas que agora acha um espaço no FM convencional após redução de porte técnico. E a Grande Curitiba ainda tem em implantação a Rádio Iguassu FM 82.9 de Araucária, originada em AM 830.
Outras novidades recentes foram: Jornal FM 91.1 de Coelho Neto (no Maranhão, originada em AM 770), Rádio Cultura Zona Sul FM 105.9 de Rio Grande (Rio Grande do Sul, cuja origem é a AM 740), entre outras. Vale ressaltar que ocorreram mudanças de projetos e estreias em canais que são migrantes AM-FM, mas tratam-se de estações que já estavam fixas no dial.
Por estado
Em relação ao número de migrantes AM-FM ativas no FM em cada estado, cinco unidades da federação atingiram a marca centenária nessa contagem: São Paulo (181), Paraná (145), Minas Gerais (125), Rio Grande do Sul (104) e Santa Catarina (100). Bahia (57), Ceará (56), Mato Grosso (47), Goiás (44) e Mato Grosso do Sul (44) também contam com números relevantes. Consulte a lista completa [aqui] ou acesse https://tudoradio.com/migracaoamfm.
+ Confira aqui as últimas notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre a Migração AM-FM
O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com
O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 1.154 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM.
O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
A migração do AM para o FM + eFM
Entre a assinatura do decreto 8.139, em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013 (Dia do Radialista), até a autorização da primeira migrante AM-FM ir ao ar em FM, transcorreram mais de dois anos. Este processo culminou em 18 de março de 2016 com a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (anteriormente em AM 1310, migrou para FM 97.9, e atualmente opera em FM 105.1).
O eFM, conhecido como FM estendido, que abriu a faixa de FM entre 76.1 FM e 87.3 FM, surgiu como solução para acomodar as migrantes AM-FM em regiões onde a ocupação do FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) estava saturada. Muitas estações que planejavam migrar para o eFM encontraram espaço na faixa convencional após acordos de redução de potência, acelerando o processo em alguns casos e retardando em outros.
Em 2014, a indústria de rádio realizou o primeiro teste em FM estendido, com a transmissão da então Jovem Pan AM 620 em São Paulo, operando por um ano em 84.7 FM. Apesar de não terem sido identificadas interferências nos canais 5 e 6 de TV analógica, o FM estendido só começou a ser usado em 7 de maio de 2021, após a digitalização da TV. Naquele momento, 9 estações eFM foram ativadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, incluindo migrantes AM-FM e novas FMs públicas da EBC. A exigência da presença em eFM para receptores produzidos no Brasil foi estabelecida em 2017.
Veja também:
> Levantamento: Brasil está com mais de 1.120 migrantes AM-FM ativas no dial FM nesta reta final de 2024
> Com o Distrito Federal estreando na contagem, Brasil chega a 1.090 migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Levantamento: Com Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Grande São Paulo como novidades, migração AM-FM chega a 1081 rádios ativas em FM
> Levantamento: Brasil começa o mês de abril com 1.060 rádios migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Brasil fecha 2023 com a marca de 1.030 migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Brasil alcança a marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM, segundo levantamento do tudoradio.com
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Levantamento: Brasil tem 36 estações em FM estendido; a maioria está em São Paulo
> Levantamento: Massa FM é a rede com mais migrantes AM-FM; Jovem Pan, Rádio Mix FM e CBN também se destacam
> Levantamento: Brasil tem 946 migrantes AM-FM ativas em FM; São Paulo e Sul concentram os maiores números
> Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Ilustração / tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.