Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 06 de Junho de 2023 @ 07:30

Tendências | Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção

São Paulo - Necessidade de ampliar oferta de serviços e receita nos veículos é visto como oportunidade ou ameaça ao rádio, a depender de como o setor participará do processo

Publicidade

Existe uma tendência de queda no volume de vendas de automóveis para as próximas décadas. Essa situação interessa diretamente ao rádio, seja no Brasil, onde a composição da audiência nesses ambientes é menor do que a residencial, mas é significativa, principalmente nos grandes centros, ou em mercados como os EUA, onde a dependência do rádio em relação ao carro é gritante. Com menos vendas de veículos no horizonte, as montadoras vão precisar focar em serviços. E isso envolve a experiência multimídia dos motoristas e passageiros, além de um embate com as bigtechs. Acompanhe:

Cada vez menos interessa às montadoras a padronização de sistemas conectados, como aqueles oferecidos pela Apple e pelo Google, através do CarPlay ou do AndroidAuto. Isso não proporciona uma experiência distinta entre as marcas. Diante desse cenário, as montadoras correm para criar seus próprios sistemas conectados, com suas características únicas, e o rádio precisa estar atento a isso, para continuar sendo integrado da melhor maneira possível.

No entanto, por enquanto, a população em geral aprecia a experiência proporcionada pelos smartphones nesses ambientes e, até o momento, não desejam abrir mão dessa opção. Painéis da NAB Show 2023 voltados para a área de rádio destacaram essa situação, repercutida também pelo tudoradio.com por meio de sua cobertura do congresso e participação na Retrospectiva NAB Show 2023 realizada pela AESP, no mês passado, em São Paulo.

Haverá muito menos carros vendidos nos próximos 25 anos, alerta Richard Windsor, fundador da Radio Free Mobile. "Não haverá uma única fabricante original de equipamentos (OEM) que poderia sobreviver a isso", disse ele em entrevista à empresa HERE360. Segundo ele, a única resposta é encontrar uma nova fonte de receita - e a melhor oportunidade é ser o principal fornecedor dos serviços digitais que estão chegando aos carros.

NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro


Exemplo de sistema próprio de montadoras em seus veículos conectados / crédito: HERE

Na mesma linha do que foi discutido durante o NAB Show 2023, Windsor argumenta que atualmente ninguém quer interagir digitalmente com seu veículo, preferindo usar o smartphone. Ele destaca que há uma grande discussão na indústria sobre o veículo definido por software. Diferentemente dos veículos definidos por hardware, o software em um veículo definido por software é armazenado em um repositório central, o que significa que pode ser atualizado e integrado a outras coisas, criando o potencial para novos serviços.

Relacionadas:
> CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis
> Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte

Porém, o progresso em direção a isso tem sido lento. Windsor acredita que a indústria estará em um ponto intermediário até 2026, onde o software será separado do hardware, mas ainda não estará totalmente integrado. Enquanto isso, empresas de tecnologia como Google e Apple podem se adiantar antes que as montadoras tenham a chance de aproveitar essa oportunidade para si mesmas. Anúncios recentes, como o feito pela Apple, em que o CarPlay amplia a integração ao veículo (e mantém o rádio FM disponível), seguem nessa direção e suscitam discussões no setor.


Novo CarPlay da Apple totalmente integrado com o veículo, tendo o FM disponível como função nativa

Na entrevista publicada pela HERE360, Windsor afirmou que as montadoras têm algumas vantagens. Os sistemas integrados podem oferecer uma experiência melhor para os consumidores do que usar seus smartphones. E há uma série de oportunidades para lucrar com serviços digitais. Eles incluem serviços relacionados ao transporte, como serviços de estacionamento inteligentes.

A publicidade digital, direcionada ao consumidor, é outro serviço. E isso também abre um leque de possibilidades ou competição para as emissoras de rádio, de acordo com análises feitas em fóruns acompanhados pelo tudoradio.com. Existem vários testes e até práticas de uso de emissoras de rádio para direcionamento inteligente de publicidade em veículos conectados, seja nos EUA ou na Europa, conforme já repercutido pela redação do portal.

+ Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

No entanto, tudo isso depende das montadoras acertarem a tecnologia neste momento crucial, segundo a reportagem da HERE360. "A coisa mais urgente que eles precisam fazer é descobrir uma maneira de criar uma experiência de usuário que seja envolvente, divertida de usar, fácil de configurar, consistente de um veículo para outro e que permita a terceiros desenvolverem aplicativos", disse Windsor. "Corrija isso e você estará no caminho para a recuperação.", finaliza.

Veja também:
> Receptor AM/FM mantém liderança, mas streaming de rádio ganha terreno, aponta Techsurvey 2023
> General Motors e Google criam novo painel para carros elétricos, deixando de lado Apple CarPlay e Android Auto
> Carros elétricos: AM sai de cena. Setor de rádio prioriza FM analógico e opções digitais
> Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

+ Clique aqui e confira o texto veiculado pelo Blog do iPhone

Com informações da HERE

Tags: Rádio, carro, automóveis, RDS, indústria, movimento, tendências, tecnologia, FM, CarPlay, Apple

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.